O deputado estadual Zeca do PT, uma das lideranças do Partido Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, defende a renovação no comando do partido na eleição que acontece em junho do próximo ano.


Protagonista no partido nos últimos anos em Mato Grosso do Sul, o deputado já declarou que deve disputar apenas mais uma eleição e defende renovação nos quadros.


“Acho que as eleições internas são fundamentais para momento histórico que o PT vive. Precisamos de um nome de consenso, que unifique o partido, que trabalhe no projeto de unidade também em torno de uma grande renovação nos quadros diretivos”, opinou.


O deputado acredita que o processo de renovação será fundamental para que o partido garanta ampliação das bancadas na próxima eleição.


Oxigenar, trazer novas lideranças, pensando nos desafios de 2026. Ter força política para reeleição de Lula, três deputados federais (hoje o partido tem dois), cinco estaduais (PT tem três) e um senador (PT não tem senador em MS)”, destacou.


O Partido dos Trabalhadores, que teve o melhor momento em Mato Grosso do Sul na gestão de Zeca do PT, com diversos prefeitos do partido, não conseguiu eleger nenhum dos 79 prefeitos do Estado.


O partido elegeu apenas 37 vereadores em Mato Grosso do Sul, ficando apenas na nona colocação entre os partidos. O líder, PSDB, tem 256 vereadores; seguido por PP, com 151; MDB, com 83; PL, 66; União Brasil, 60; PSD, 57; Republicanos, 51; Podemos, 42; PT, 37 e PSB, 21.