Reeleito com 73,27% dos votos, Josmail é o prefeito mais votado da história de Bonito
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB), anunciou sua candidatura à presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (10). Reeleito no último domingo (6) com 73,27% dos votos, Josmail busca fortalecer o municipalismo, promover a geração de emprego e renda, e impulsionar o desenvolvimento sustentável nos 79 municípios do Estado.
Atualmente, Josmail integra a diretoria da Assomasul como conselheiro fiscal e conta com o apoio de importantes lideranças políticas, como o governador Eduardo Riedel (PSDB), o ex-governador e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), além do deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e do senador Nelsinho Trad (PSD).
Com 10.277 votos conquistados em sua reeleição, Josmail se tornou o prefeito mais votado da história de Bonito, um feito que coroa sua trajetória política. Anteriormente, ele foi o vereador mais votado do município em duas eleições consecutivas, sendo uma delas a maior votação já registrada para o cargo. Sua liderança e trabalho à frente do município também o credenciaram a ocupar a presidência da Câmara Municipal e, posteriormente, a vice-prefeitura, ao lado do saudoso Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco.
“O reconhecimento da população de Bonito, que me reelegeu com uma votação tão expressiva, reforça meu compromisso de lutar pelos interesses dos municípios de Mato Grosso do Sul. Nossa meta é garantir mais autonomia e recursos para que possamos atender melhor às necessidades locais”, afirmou Josmail.
Com a experiência adquirida à frente da capital do ecoturismo, ele se sente pronto para ser a voz dos prefeitos e defender os interesses dos 79 municípios do Estado, mas esclarece que sua prioridade é e continuará sendo Bonito.
“Minha reeleição é reflexo da confiança que a população tem em nosso trabalho. Os últimos quatro anos mostraram que estamos no caminho certo, e nosso compromisso é continuar entregando resultados. Bonito será sempre nossa prioridade, mas, como candidato à presidência da Assomasul, estou preparado para representar e liderar todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, concluiu Josmail.
Sobre Josmail
Filho de Vicente Ramão Rodrigues e Julica da Aparecida Rodrigues, Josmail Rodrigues nasceu em 27 de agosto de 1970, no distrito de Nova América, em Caarapó. Ainda criança, mudou-se com sua família para Bonito, onde fixaram residência na região dos Três Morros.
Na adolescência, Josmail iniciou sua trajetória profissional como torneiro mecânico na Oficina do Carlinhos. Em 1991, casou-se com Leila Aparecida Aivi, e juntos fundaram sua própria loja de autopeças. O casal teve dois filhos, Rafael Rodrigues e Ricardo Rodrigues.
Josmail ingressou na vida pública em 2008, quando foi eleito o vereador mais votado de Bonito. Em 2012, ele repetiu o feito e novamente foi o mais votado, assumindo a presidência da Câmara Municipal.
Durante esse mandato, ocupou o cargo de prefeito interino por 56 dias devido às eleições suplementares. Após a impugnação da chapa de seu amigo Leonel Lemos de Souza Brito, conhecido como Leleco (in memoriam), Josmail renunciou ao cargo de vereador para disputar as eleições como vice-prefeito. Em 2013, foi eleito ao lado de Leleco para o Executivo Municipal, na função de vice-prefeito.
Em 2016, Josmail disputou sua primeira eleição para prefeito, e em 2020, candidatou-se novamente, desta vez ao lado de Juca Ygarapé.
Com 4.465 votos, foi eleito prefeito de Bonito. Durante seu mandato, implementou um modelo de gestão inovador, priorizando obras de infraestrutura como pavimentação e habitação.
Além disso, expandiu a oferta de especialidades médicas e medicamentos, e abriu a Prefeitura para grandes eventos em parceria com o setor público e privado, fomentando o turismo e atraindo investimentos tanto para a cidade quanto para a zona rural.
Em 2024, com a certeza de ter realizado uma gestão comprometida com o progresso do município, Josmail lançou sua candidatura à reeleição como prefeito, ao lado de Juliane Salvadori, que ocupou o cargo de secretária de Turismo, Indústria e Comércio durante sua gestão.
Eleitos com 73,27% da preferência do eleitorado bonitense, Josmail e Juliane têm como missão dar continuidade ao trabalho realizado, com foco especial para a proteção do meio ambiente, principalmente nos rios de águas cristalinas de Bonito, bem como garantir saúde e educação de qualidade, promover emprego, renda e desenvolvimento sustentável para Bonito.