Hoje completa 20 anos do falecimento do Prefeito e médico Dr Geraldo Murano conhecido pela população como o "Peão do Povo".


Na sombra de sua barba,na sobra do seu tempo, tempo que quase nunca sobrava pra ele mesmo, ou no descanso de um toque de médico-humano, daqueles que ainda examinava pacientes com as mãos.

 

 O remédio dado e tão implorado silenciosamente por grande parte de quem procurava e ganhava atendimento, estava num abraço, num aperto de mão, numa troca de sorrisos, numa atenção, num ‘se preocupar com o outro humano’. Às vezes a cura estava em um simples: "você existe".

 

Geraldo Murano talvez tenha sido quem melhor representou o médico humano, aquele que usava o tato, o conhecimento e a intuição no diagnóstico. Medicou num tempo em que o habitual era, e continua sendo, jogar o paciente a sorte e aos cuidados de parafernálias modernas na detecção de males e retrógradas na avaliação de humanos.

 

O homem do consultório era o mesmo que frequentava as rodas de tereré, o mesmo que recebia quem quer que fosse da varanda da sua casa, era o mesmo das gargalhadas sinceras, dos discursos e o mesmo do silêncio muitas vezes necessário.

 

Doutor Geraldo Murano comemorava muito o Dia do Trabalho e trabalhava muito em quase todos os dias de comemorações. Tanto em vida como pós morte, ainda pairam sobre a figura dele muitas histórias, folclores, crenças e mentiras. Tudo bem, perfeitamente entendível.


Essas coisas só integram a memória e a história dos grandes homens, daqueles que não passam por esse mundo apenas a passeio, mas passeiam por essas terras fazendo época e marcando tempo.

E por falar em tempo lá se vai 20 anos sem o Dr Geraldo Murano o eterno Prefeito do Povo .



*Redação

Por : Jonny Dutra