Os proprietários equinos têm mais uma facilidade para o manejo dos animais, a pedido do médico veterinário e o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) o Governo do Estado lançou nesta terça-feira (18) o passaporte digital equestre.


“Fiz essa solicitação em 2013 e hoje o governador Eduardo Riedel faz o lançamento. Agradeço ao governador pela celeridade, logo no início do seu mandato já atender nossa solicitação. São 10 anos esperando e tenho certeza que toda categoria do laço comprido e outros esportes que envolvem cavalo serão beneficiadas”, destacou o deputado Marcio Fernandes.


Com o passaporte digital os proprietários não vão precisar imprimir todas as documentações em relação ao cavalo como GTA, resenha e exame negativo de mormo. Agora, estas informações estarão presentes por meio de aplicativo, que o transportador vai apresentar aos órgãos de fiscalização nas estradas.

“Faz tempo que discutimos a necessidade de digitalizar este processo, com o passaporte equestre que é digital, sendo uma entrega importante ao setor, porque facilita a vida do produtor, diminui custos e preserva e torna segura a questão sanitária”, disse o governador Eduardo Riedel.


O diretor do Parque do Laçador, Elvio Garcez, afirmou que esta medida vai contribuir muito com a modalidade, que precisa passar por muitas cidades para realização dos eventos esportivos, levando e transportando os cavalos. “Temos 28 mil associados no Estado e este passaporte digital vai ajudar e somar muito para nosso esporte. Temos eventos que dão mais de 800 pessoas pelo interior do MS, nós movimentamos muito. Hoje todas as propriedades têm acesso à internet e o digital agiliza nossa vida”.


Para ter acesso a este passaporte digital o transportador deve baixar o aplicativo “App Transportador da Iagro” e realizar os devidos procedimentos, para dispor desta nova tecnologia digital.


Yarima Mecchi