Assim como aconteceu em Ponta Porã, onde os eleitores foram às urnas para eleger Luiz Ignácio Lula da Silva (PT) para presidente e Eduardo Riedel (PSDB) como governador, em Pedro Juan Caballero, o dia também foi de política. Ronald Acevedo, do PLRA, foi eleito prefeito de Pedro Juan Caballero.

Ronald, que renunciou ao cargo de governador do Departamento de Amambay, derrotou seus dois adversários e mantém o comando político da cidade fronteiriça nas mãos do clã Acevedo. Pedro Juan Caballero, que faz fronteira seca com o Brasil, é administrada pela família desde 2006.


O candidato liberal obteve 23.940 votos, contra 12.053 de Julio César Vega Dávalos (ANR), que ficou com 31,56% dos votos. Luis Gabriel Genes, candidato do Partido Pátria Querida, recebeu apenas 359 votos.


A vitória de Ronald Acevedo como novo prefeito eleito de Pedro Juan Caballero deve ser oficializada nesta segunda-feira (31) pelo TSJE (Tribunal Superior de Justiça Eleitoral) e deve ficar no mandato até 2026, uma vez que José Carlos Acevedo ainda não tinha tomado posse para o novo mandato, quando foi executado.