Teve início mais uma etapa decisiva do Projeto de Regularização Fundiária do Distrito do Alto Caracol, desenvolvido por meio do Lar Legal, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em parceria com a ADEHASC, a Prefeitura Municipal de Caracol e a Câmara Municipal de Vereadores de Caracol.
Nesta nova fase, foram iniciados os trabalhos de levantamento topográfico e georreferenciamento dos imóveis do Distrito do Alto Caracol, etapa fundamental para a consolidação da regularização dominial das áreas.
Os serviços técnicos estão sendo chefiados pelo topógrafo da ADEHASC, Marcelo Itabaiana, responsável pela coordenação das atividades de campo e pelo mapeamento preciso dos imóveis que integrarão o processo.
O início dos trabalhos contou com a presença de autoridades locais, entre elas o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Ovelar Solaliendres, idealizador da Regularização Fundiária do Alto Caracol por meio do Lar Legal.
Desde o início de seu mandato, o parlamentar estabeleceu como prioridade o diálogo institucional com o Poder Executivo, buscando soluções concretas e definitivas para as demandas históricas do Distrito.
Representando o Poder Executivo Municipal, esteve presente o Diretor do Departamento de Tributos e Cadastro Imobiliário, José Roberto Pissurno, que destacou a importância que o Prefeito Neco Pagliosa tem dado a integração entre os órgãos e instituições envolvidas para o avanço da política de regularização fundiária no município, reafirmando o compromisso do Executivo para com o Alto Caracol.
O Distrito do Alto Caracol já registra avanços significativos na área: 38 Títulos de Prioridade foram emitidos por meio da REURB (Regularização Fundiária Urbana), sob a coordenação da Prefeitura por meio do Departamento de Tributos e Cadastro Imobiliário. Com o início desta nova fase do Lar Legal, o município amplia o alcance das ações e reforça o compromisso com a segurança jurídica e a dignidade das famílias residentes no Distrito.
A expectativa, segundo as autoridades envolvidas, é de que, com a soma dos esforços entre REURB e Lar Legal, o objetivo de ter o Distrito do Alto Caracol totalmente regularizado esteja cada vez mais próximo de se tornar realidade, promovendo inclusão social, valorização imobiliária e desenvolvimento urbano ordenado.













