Publicidade

Prefeito Lucas Foroni confirma disputa a câmara federal em 26 e defende maior representação da região no Congresso

Publicada em: 21/08/2025 08:45 -

O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (PP), confirmou em entrevista ao Fato67 que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Reeleito no ano passado com expressivos 83,66% dos votos válidos, Foroni destacou que o projeto nasce a partir da necessidade de ampliar a representatividade da região no cenário estadual e nacional, sobretudo diante da chegada do governador Eduardo Riedel ao Partido Progressistas, que fortalece a legenda no Mato Grosso do Sul.

 

“Na questão minha em 2026, sim, como pré-candidato a deputado federal, e certamente vamos formar um projeto no ano que vem. Mas essa decisão passa estritamente pela nossa líder, a senadora Tereza Cristina. Hoje, sim, me coloco como pré-candidato e acredito que 2026 é o momento oportuno para isso, principalmente diante da renovação política e do fortalecimento do PP com a chegada do governador”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que sua motivação está ligada à falta de proximidade da região com a esfera federal. Segundo ele, cidades como Rio Brilhante, Maracaju, Sidrolândia, Douradina e Itaporã geram grande arrecadação de PIB e receita para o Estado, mas não recebem de volta, em recursos federais, o que seria proporcional à sua contribuição.

 

“A região toda precisa de um representante. Quando comparo o tanto que a gente gera de PIB e receita para o Estado com o que recebemos de recurso federal, vejo que é um abismo. Falando principalmente em emendas federais, percebo que falta essa proximidade. É por isso que acredito que em 2026 seja oportuno disputar, para levar essa representação nossa ao Congresso”, disse Foroni.

 

Mesmo com perfil mais ligado ao Executivo, o prefeito admite que a candidatura a deputado federal pode ser o primeiro passo para projetos políticos maiores.

 

“Apesar de eu não ter tanto o perfil legislativo, mas sim do Executivo, acredito que essa construção é natural. Dentro das possibilidades e do plano que tenho, a disputa para federal abre espaço para construções futuras. É um processo que vai além de um projeto pessoal, é uma demanda da nossa região e acredito que posso dar essa contribuição”, avaliou.

 

Foroni também destacou que sua decisão está diretamente vinculada à orientação da senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, uma das principais lideranças nacionais do PP.

 

“Essa decisão passa estritamente pela nossa líder, Tereza Cristina. Ela é uma referência para todos nós no partido e é a partir dela que vamos organizar a construção desse projeto”, reforçou.

 

Jovem liderança política, Lucas Foroni vem sendo apontado como uma das maiores revelações da política sul-mato-grossense. À frente da prefeitura de Rio Brilhante, tem consolidado uma gestão marcada pelo destaque na educação, no meio ambiente e na administração dos recursos públicos. Agora, projeta expandir sua atuação para além das fronteiras do município.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade