O deputado Londres Machado (PP), com maior número de mandatos na história de Mato Grosso o Sul, no 13º atualmente, será o líder do governador Eduardo Riedel (PSDB) na Assembleia Legislativa. A reportagem apurou que o deputado aceitou o convite e pode ser anunciado ainda hoje na função.
Londres foi o escolhido na disputa com o deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), que ontem foi declarado como líder do bloco com 10 deputados na Assembleia Legislativa. Com a liderança, o deputado, que está indo para 50 anos de mandato nesta legislatura, volta a ser protagonista oficial na Assembleia.
Oficialmente, Londres já não ocupa cargo na mesa diretora há muitos anos, mas nos bastidores continua forte nas articulações. Ele liderou, por exemplo, a campanha de Gerson Claro (PP) para a presidência da Assembleia, convencendo até o PSDB a abrir mão da vaga, mesmo com seis deputado e o governo nas mãos.
Agora, Londres usará da experiência em articulação com os deputados para defender os projetos do governo na Assembleia Legislativa. À princípio, o deputado não terá grande problemas, visto que dos 24 deputados, apenas João Henrique (PL) diz ser oposição ao governo Riedel.
Londres Machado chegou a ter 11 mandatos consecutivos, sendo dois no antigo Mato Grosso e nove no atual, Mato Grosso do Sul. Em 2014 não disputou a reeleição e concorreu a vice de Delcídio do Amaral, perdendo para Reinaldo Azambuja. A filha dele, Grazielle Machado ficou com a vaga, mas Londres concorreu novamente em 2018, chegando ao 12º mandato.
















