Publicidade
Publicidade

Amor incondicional e infinito faz família raspar cabelos.

Publicada em: 12/02/2026 09:26 -

O gesto é em apoio a Olívia, que está em tratamento de um câncer ósseo no Hospital Cassems de Campo Grande.

 

Por: Tathiane Panziera

 

Fotos: Messias Ferreira

 

O diagnóstico de câncer é um terremoto na vida de qualquer família, mas para a artista visual Arione Souza Gutierres Vargas, 37, e seu esposo, o policial militar Willian Rodrigues Vargas, o choque se transformou rapidamente em um inabalável pilar de apoio para a filha, Olivia Gutierres Vargas, de 10 anos.

 

Diagnosticada em meados deste ano, com ‘Sarcoma de Ewing’ – um tipo de câncer ósseo – a menina está em tratamento na Rede Amo, do Hospital Cassems de Campo Grande. E para encorajar a filha que está enfrentando a quimioterapia com uma força e fé que inspiram seus pais a lutar lado a lado.

 

Em um comovente gesto de solidariedade incondicional, Arione, o pai e outros familiares rasparam a cabeça. “No momento que soube que ela iria perder os cabelos, junto com meu esposo, já decidimos que enquanto ela estiver fazendo o tratamento e sem cabelos, também estaríamos sem. Nosso amor é incondicional e infinito por ela,” revela Arione.

 

A Descoberta

Olivia começou com dores na coxa que, após inúmeros exames inconclusivos em sua cidade natal, no interior, levaram a família a Campo Grande. Na primeira internação, ocorrida em maio deste ano, o diagnóstico apontava para uma osteomielite – uma inflamação ou infecção do osso.

 

A verdade veio em julho, quando uma nova biópsia, solicitada pelo cirurgião nas áreas de traumatologia, cirurgias do quadril e oncologia ortopédica Rodrigo Domingues Laraya, revelou o Sarcoma de Ewing.

 

“A notícia nos deixou no chão… senti que não queria mais viver,” desabafa Arione. No entanto, a reviravolta no diagnóstico trouxe também a decisão de luta.

 

“Deus veio até mim e disse: ‘se levanta, mãe, para lutar pela sua filha. Ela é uma guerreira, uma criança Luz que já enfrentou tanta coisa, sempre positiva com o sorriso mais lindo do mundo e com muita fé.”

 

Assim, desde agosto, a família se mudou para Campo Grande, adaptando-se a uma nova rotina centrada no tratamento de Olivia. A menina, descrita como “calma, tranquila e super positiva” segundo a mãe, tem encarado a doença com maturidade.

 

“Conversamos muito com ela sobre a doença, e ela sempre entendeu tudo,” afirma a mãe.

 

Excelência no Cuidado e Acolhimento Humanizado

O tratamento de quimioterapia de Olivia é coordenado pelo oncologista pediátrico Renato Yamada, elogiado pela família. As sessões alternam entre protocolos mais leves e outros mais intensos, que exigem internação para cuidados especializados.

 

A família faz questão de destacar o diferencial do Hospital da Cassems, ressaltando o “atendimento humanizado” de toda a equipe. “Estamos bem contentes tanto com a estrutura do hospital quanto com o atendimento. Somos gratos por ter o privilégio de ser beneficiários Cassems e poder desfrutar desse ambiente hospitalar maravilhoso,” diz Arione.

 

Willian Rodrigues Vargas, pai de Olivia, reforça a satisfação com o aparato e o acolhimento da equipe de oncologia da Rede Amo. Olívia, por sua vez, corrobora o carinho. “Eu recebo muito carinho da equipe, eles me tratam muito bem e são muito legais comigo”.

 

Além dos cuidados médicos, a presença de profissionais como Priscila Martins, uma das responsáveis por atividades lúdicas do Hospital Cassems de Campo Grande que aliviam a rotina hospitalar de pacientes internados, principalmente de pacientes da pediatria.

 

“A Priscila vem, ela traz os brinquedos, ela brinca. As enfermeiras também são bem pacientes, elas têm paciência, elas são mães da minha filha também”, elogia Arione, ressaltando a importância do alívio e da humanização no ambiente hospitalar pediátrico.

 

Fé, Esperança e Planos para o Futuro

O plano de tratamento prevê mais quatro sessões de quimioterapia, seguidas de novos exames de imagem e, se a resposta for positiva, cirurgia para retirada do tumor, com quimioterapia mais espaçada na sequência. “Até o momento, está respondendo bem, graças a Deus,” afirma o pai.

 

A fé é o motor da família. “Ela sabe que irá vencer essa etapa e juntos vamos contar essa história de vida para darmos apoio a outras famílias que também passaram por isso,” diz Arione.

 

Com o coração cheio de esperança, a família já tem uma extensa programação para celebrar a vitória de Olivia. Na lista de desejos da menina estão ir ao balneário, passear, ir ao shopping, andar a cavalo, ir à chácara e brincar com animais.

 

“Eu sei que vai dar tudo certo, e a gente vai comemorar todos juntos essa vitória,” concluiu Arione, transmitindo a certeza de que a força do amor familiar e a excelência do cuidado médico guiarão Olivia em sua jornada de cura.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade