1838 — Criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que contou com o patronato do imperador Dom Pedro II.

1096 — Um exército turco seljúcida combate com sucesso a Cruzada Popular.
1097 — Os cruzados liderados por Godofredo de Bulhão, Boemundo de Taranto e Raimundo IV de Toulouse, iniciam o Cerco de Antioquia.
1147 — Termina o Cerco de Lisboa com a conquista da cidade.
1209 — Otão IV é coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico pelo Papa Inocêncio III.
1392 — O imperador japonês Go-Kameyama abdica em favor do requerente rival Go-Komatsu.
1512 — Martinho Lutero ingressa na faculdade de teologia da Universidade de Wittenberg.
1520 - Fernão de Magalhães descobre um estreito agora conhecido como Estreito de Magalhães.
João Álvares Fagundes descobre as ilhas de Saint-Pierre e Miquelon, concedendo-lhes o nome original de “Ilhas das 11 000 Virgens”.
1600 — Tokugawa Ieyasu derrota os líderes de clãs japoneses rivais na Batalha de Sekigahara e se torna xogum do Japão.
1797 — No porto de Boston, é lançada a fragata USS Constitution da Marinha dos Estados Unidos, com 44 canhões.
1805 — Guerras Napoleônicas: uma frota britânica liderada por Lord Nelson derrota uma frota combinada francesa e espanhola sob o comando do almirante Villeneuve.
1824 — O cimento Portland é patenteado.
1838 — Criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que contou com o patronato do imperador Dom Pedro II.
1854 — Florence Nightingale e uma equipe de 38 enfermeiras são enviadas para a Guerra da Crimeia.
1879 — Thomas Edison solicita uma patente para seu projeto de uma lâmpada incandescente.
1892 — Realizadas as cerimônias de abertura da Exposição Mundial Colombiana em Chicago, mas devido a construção estar atrasada, ela só foi aberta para o público em 1 de maio de 1893.
1895 — Forças japonesas entraram em Tainan, capital de Taiwan dando início ao domínio japonês naquele país.
1944 - Segunda Guerra Mundial: o primeiro ataque kamikaze danifica o HMAS Australia quando começa a Batalha do Golfo de Leyte.
Segunda Guerra Mundial: a cidade de Aachen cai para as forças americanas após três semanas de luta, tornando-a a primeira cidade alemã a cair para os Aliados.
1945 — As francesas votam pela primeira vez durante as eleições legislativas francesas de 1945.
1956 — A Revolta dos Mau-Mau no Quênia é sufocada.
1959 - Na cidade de Nova Iorque, o Museu Solomon R. Guggenheim é aberto ao público.
O Presidente Eisenhower aprova a transferência de todas as atividades relacionadas ao espaço do Exército dos Estados Unidos para a NASA, incluindo a maior parte da Agência de Mísseis Balísticos do Exército.
1960 — É lançado o HMS Dreadnought (S101), o primeiro submarino de propulsão nuclear da Marinha do Reino Unido.
1966 — Um flanco superior de mina de carvão desmorona na vila de Aberfan, no País de Gales, matando 144 pessoas, principalmente crianças em idade escolar.
1969 — O golpe de Estado na Somália em 1969 estabelece uma administração marxista-leninista.
1978 — O piloto civil australiano Frederick Valentich desaparece no Estreito de Bass, ao sul de Melbourne, depois de relatar contato com uma aeronave não identificada.
1979 — Moshe Dayan renuncia ao governo israelense por causa de fortes discordâncias com o primeiro-ministro Menachem Begin sobre a política em relação aos árabes.
1981 — Andreas Papandreou torna-se primeiro-ministro da Grécia, encerrando um sistema de poder de quase 50 anos de domínio das forças conservadoras.
1983 — O metro é definido como a distância que a luz viaja no vácuo em 1/299 792 458 de um segundo.
1984 — Ditadura Militar: uma explosão ocorreu em um comitê da Aliança Democrática, em Porto Alegre, no da campanha presidencial que daria início à abertura política. Tancredo Neves minimizou o fato.
1986 - No Líbano, sequestradores pró-Irã afirmam ter sequestrado o escritor americano Edward Tracy (ele é libertado em agosto de 1991).
Independência das Ilhas Marshall.
1994 — Em Seul, Coreia do Sul, 32 pessoas morrem quando uma extensão da Ponte Seongsu cai.
2005 — Imagens do planeta anão Éris são tiradas e posteriormente usadas na documentação de sua descoberta.
2008 — É lançado o sistema operacional móvel Android.
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência.
Na Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional – hoje, por sucessoras, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro –, os secretários, cônego Januário da Cunha Barbosa e marechal Raimundo José da Cunha Matos, apresentaram proposta para a sua criação, concretizada em 21 de outubro daquele ano, em Assembléia Geral, firmada por 27 fundadores, previamente escolhidos.
Em 177 anos de profícua existência, tem-se caracterizado por atividades múltiplas, nos terrenos cultural e cívico, pela reunião de volumoso e significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico, à disposição do público, durante todo o ano, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins.
Contou com o patronato do imperador d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor, o qual incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu sala no Paço Imperial para sede do Instituto, em seus passos iniciais, e presidiu mais de 500 sessões.
Os grandes nomes da política, das artes, das letras, da magistratura, do magistério e das atividades produtivas do país têm integrado seu Quadro Social.
(https://www.ihgb.org.br/ihgb/historico.html)


















