O ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte (PSB) tomou posse, nesta terça-feira (5), do seu quarto mandato como deputado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A cerimônia contou com as presenças do governador Eduardo Riedel (PSDB) e dos ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e André Puccinelli (MDB).


Duarte foi eleito com 16.663 votos em 2022, mas o PSB não havia conquistado quociente eleitoral necessário para garantir a vaga. O socialista acabou empossado em decorrência da cassação do mandato de Rafael Tavares (PRTB), que teve seus 18.224 votos anulados por fraude à cota feminina cometida pelo seu partido, o que levou à recontagem dos votos e a um novo resultado. 

O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), iniciou a solenidade com a leitura do termo de convocação e, em seguida, o primeiro secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), leu o termo de posse. Após empossado, Paulo Duarte fez seu primeiro discurso como integrante da 12ª Legislatura. 


“Estou agradecendo por estar aqui com saúde e vendo aqui neste momento quatro ex-governadores. Gratidão é algo que não significa ser subserviente a alguém, só estou aqui porque o senhor [Zeca] teve a coragem de me dar a oportunidade de ser secretário de Fazenda. Com o deputado e ex-governador Zeca, eu aprendi muito a conviver e respeitar as diferenças”, reconheceu Duarte.


“A missão é continuar fazendo aquilo que Mato Grosso do Sul tem feito de diferente de outros estados, com crescimento acima da média, porque fez o dever de casa e tem atraído investimentos privados. Fazer na Assembleia um debate daquilo que é concreto ao cidadão, com posições claras e definidas”, prosseguiu.

O governador Eduardo Riedel enalteceu as qualidades do ex-prefeito de Corumbá.


“Paulo Duarte traz ao assumir aqui uma grande contribuição para esta Casa e para o debate. Acompanhei e conheço sua história, por mais que tenhamos divergência o que ele coloca é a mais pura verdade, não podemos perder a capacidade do bom debate, com a profundidade dos temas que cada um merece”, disse o chefe do Parque dos Poderes.


Riedel aproveitou a ocasião para defender o trabalho em conjunto e de harmonia entre os poderes, além do debate produtivo para trazer benefícios diretos à população.


“Mato Grosso do Sul ganha maturidade muito grande nessa discussão política, com a posse do Paulo Duarte. Boa parte dos deputados, independente de convergirem ou divergirem em relação aos seus conceitos, estão focados nos projetos que trazem resultado para a nossa gente”, afirmou o governador.


“Uma relação harmônica, que vai render frutos à população. Não podemos perder a capacidade de fazer o bom debate, dando profundidade que cada um dos temas merece”, completou.