Na última quinta-feira, as forças policiais nacionais, no departamento de Amambay, especificamente em Capitán Bado, encontraram um helicóptero que havia sido relatado como roubado no Brasil. A descoberta da aeronave se deu com base em informações colaborativas fornecidas pelas autoridades brasileiras.
O helicóptero recuperado foi inicialmente denunciado como roubado no estado brasileiro do Paraná. Trata-se de um Robinson R44 vermelho, adornado com faixas prateadas, e fabricado no ano de 2004. Detalhes do veículo incluem o número de série 1.448, matrícula PR-AFF, e registro em nome de César Cordova Scola.
As autoridades paraguaias afirmaram que a localização precisa do presidente foi possível graças a uma análise minuciosa dos dados compartilhados pela polícia civil do Paraná. Notavelmente, a aeronave estava aparentemente camuflada com uma pintura de cor cinza quando foi encontrada na cidade de Capitão Bado.
O acesso à aeronave não foi uma tarefa fácil, com o promotor Leonardo Cáceres presente durante todo o procedimento. A aeronave estava situada dentro de uma propriedade fechada, contudo, com uma ordem judicial, as autoridades conseguiram adentrar o local. Após uma busca minuciosa nos arredores, o helicóptero foi detectado.
Curiosamente, as janelas da aeronave estavam cobertas com papel jornal, e devido às condições climáticas adversas, incluindo uma forte chuva, não foi possível remover o helicóptero do local. Até o momento, permanece sob custódia das autoridades policiais.